Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Aprenda Como fazer Tapioca

Aprenda Como fazer Tapioca

Categoria: Alimentação
Visitas: 24
Aprenda Como fazer Tapioca

Que tal substituir, ao menos de vez em quando, o pão nosso de cada dia por tapioca? Sabe que acho que se Jesus tivesse nascido por estes lados, o “pão da vida” seria a tapioca?! Quer coisa mais simples e acessível do que um alimento feito só à base de mandioca e água?

A tapioca é mais um daqueles pratos típicos do Brasil que fazem sucesso em todo lado. Alimento de origem indígena, é muito comum nas regiões norte e nordeste do país. É aquela comida que toda boa mãe ou avó nordestina ou nortista sabe fazer. E é por isso que a tapioca está presente no Brasil todo…

A sua preparação é muito simples: da mandioca é extraída a goma, ou o polvilho doce, que é misturado à água e pronto! Aí está a tapioca, ou o beiju – que linda a variação do nome, não é ♥.

Falando em beiju, bisous, bijoux… Arrisco-me a dizer que a tapioca está para os brasileiros, principalmente do norte e nordeste do país, como o crepe está para os franceses.

Uma receita fácil, que dá para fazer em casa e se desenrascar com rapidez. E o resultado dificilmente sai mau!

PROPRIEDADES DA TAPIOCA
A tapioca é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso é interessante e muito útil adicionar chia ou linhaça em sua massa.

TAPIOCA ENGORDA?
Como já dissemos, a tapioca é rica em carboidratos simples, não é muito nutritiva e nem é propriamente a Oprah Winfrey das proteínas. Por outro lado, tem aquelas propriedades positivas que já falamos, principalmente ser livre de glúten. Por isso, pode entrar na sua DIETA como alternativa ao pão, pois é mais saudável. Mas com moderação.

O grande perigo da tapioca pode estar no recheio que você escolher, aí sim a tapioca engorda! Por isso, cuidado com o que escolhe para rechear a tapioca! E ainda assim, moderação com o beijuzinho… Não abuse! Por não ter fibras, o polvilho da tapioca, em excesso, pode prejudicar o trânsito intestinal.

Uma maneira de equilibrar as coisas é usar como recheio, alimentos com fibra e ricos em nutrientes ;)

RECEITA DE TAPIOCA
Ingredientes:
- Polvilho doce
- Água

Sobre as quantidades, depende de quantas tapiocas você quer fazer. A quantidade de polvilho é entre 70g e 80g para uma tapioca, com 15 cm de diâmetro.

Modo de preparo:
Adicione água aos poucos e “meta a mão na massa”, misturando o polvilho até que fique todo úmido. Depois use uma peneira para separar a goma fininha, que é a que você vai usar. Agora é só espalhar a massa numa frigideira antiaderente, aquecida a fogo médio alto, e assar de ambos os lados.

Não deixe ficar muito seca, pois pode quebrar na hora de dobrá-la. Não é preciso untar a frigideira com nada!

Sugestões de recheios saudáveis e deliciosos:

Ovo mexido com uma pitada de sal e azeite a gosto, banana com canela, refogado de berinjela com tomate, tofu com ervas e azeite… Invente, faça um recheio saudável e diferente!

De acordo com Caio Bassoli, da Casa da Tapioca, a fécula de mandioca pode ser encontrada em casas do norte, estabelecimentos que vendem artigos típicos do norte e nordeste do País. O produto é diluído em água até virar uma massa dura, que deve ser quebrada em blocos menores e depois passada por uma peneira de fubá, formando a matéria-prima da tapioca.

“Em alguns lugares, como Sergipe, biju é utilizado como um sinônimo de tapioca, mas geralmente ele é uma versão mais durinha da tapioca, é maior e pode ser feita até no forno”, conta Wanderson.

Entre a goma para a tapioca doce ou salgada não há muita diferença, mas é possível adicionar uma pitada de sal à mistura. “Comumente não se acrescenta, mas vai de gosto.

Já o açúcar normalmente não é colocado junto com a goma pois o amido no calor gelatiniza e o açúcar carameliza, o que interfere na textura”, explica Jorge.

O tamanho e espessura da tapioca vai depender do gosto, mas segundo Wanderson o padrão é de cerca de 15 cm de diâmetro. Quanto mais fina, maior o risco de que a massa fique ressecada. “A quantidade ideal por unidade é de aproximadamente 80g de goma”, indica Caio.

A tapioca pode ser feita em uma frigideira teflon, panela de ferro específica para o produto ou chapa. Segundo Jorge, normalmente não é preciso adicionar nada ao recipiente, pois a própria tapioca já é antiaderente, porém em uma frigideira mais áspera talvez um pouco de manteiga seja necessário para que ela não grude.

Com o fogo médio para alto, basta espalhar a massa pela panela ou chapa usando uma colher, espalhando até formar um círculo. “Caso prefira a pessoa pode até utilizar aros de tapioca de inox ou alumínio para ajudar no formato”, afirma Wanderson.

Ele ainda aconselha abafar a tapioca com a tampa, para um cozimento mais uniforme. “Ela sempre solta uns grãozinhos, então isso também ajuda a evitar sujeira”, afirma.

Quando você mexe a frigideira e a tapioca se movimenta significa que está no ponto. Segundo os especialistas é possível virá-la nesse momento, mas não é necessário assá-la dos dois lados, dependendo do gosto. No ponto certo, segundo Jorge, a tapioca deve estar úmida, sem desmanchar ou quebrar. “Caso ela queime um pouquinho basta raspá-la com uma faquinha”, aconselha Caio.

O recheio deve ser adicionado sobre a tapioca ainda no fogo, geralmente sendo colocado apenas de um lado da goma. “Uma dica legal é fazer uma tapioca um pouco mais grossa quando o recheio for doce para que as caldas não vazem. Já na salgada pode fazer mais fininha para deixá-la mais crocante”, sugere Caio.

Ela pode ser servida aberta, dobrada em meia lua, como é mais comum, ou enrolada. Para deixar a massa mais macia o segredo de Wanderson é regá-la com manteiga de garrafa. Quando o assunto é o recheio, Jorge aposta na criatividade para criar sabores apetitosos.

Sobrou tapioca? Quando ainda está em forma de blocos a goma pode ser congelada, já na versão ralada deve ser mantida na geladeira, com duração entre três e 10 dias.

Confira sugestões de recheio dos chefs:

Tapioca Light
Duas fatias de peito de peru, duas fatias de queijo fresco e uma rodela de tomate temperado com azeite, orégano e sal.

Tapioca Banana e Chocolate
Uma banana nanica picada e uma base de sobremesa de chocolate.
Tapioca de goiabada com coco
Cubra metade da tapioca com goiabada cascão e adicione coco ralado por cima.
Tapioca de carne seca com queijo coalho
Cubra metade da tapioca com queijo coalho e espalhe carne seca por cima.

Tapioca com calda de morango
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Coloque uma colher de sopa de papoula ou gergelim sobre a frigideira antes de colocar a massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.


Celso Junior Juniorcis

Título: Aprenda Como fazer Tapioca

Autor: Celso Junior Juniorcis (todos os textos)

Visitas: 24

407 

Comentários - Aprenda Como fazer Tapioca

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios