Aposte nos alimentos saudáveis mais em conta!
A aveia, por exemplo, é um dos alimentos mais baratos do mercado e pode ser utilizada nos pequenos-almoços, com fruta ou leite. É rica em fibras e em hidratos de carbono e constituiu um valioso auxiliar na redução do colesterol.
Relativamente aos ovos, passíveis de ser consumidos de variadíssimas maneiras, compra-se meia dúzia por menos de um euro. Todavia, é aconselhável não exagerar, por causa do colesterol.
As batatas, que admitem ser confecionadas de dezenas de formas distintas, são também um alimento muito barato e integram a base de uma alimentação saudável.
As sardinhas, de baixo custo quando não é época alta, detêm cálcio, magnésio, ferro, zinco e vitamina B. Combinam muito bem com batatas ou saladas.
Os espinafres são uma das melhores verduras do mercado, pois representam um manancial de vitamina C, ferro e minerais. Em acréscimo, existem durante todo o ano.
A abóbora, cujas sementes se afiguram como autênticas minas de magnésio, proteínas e minerais, pode ser consumida em saladas, sopas ou doces.
Não obstante o aumento verificado no preço do leite nos últimos anos, ele continua a ser um alimento económico e básico em qualquer dieta alimentar que vise a saúde. Isto aplica-se, de igual modo, aos derivados do leite, como o iogurte (que habitualmente é mais em conta em doses individuais), ricos em vitaminas A e D, potássio e cálcio.
Paralelamente, o aproveitamento de sobras dá para reinventar refeições e, ao mesmo tempo que não se estraga comida, vela-se pelo equilíbrio alimentar. Pratos como arroz ou massada de carne e peixe, feijoadas e jardineiras têm um rendimento muito superior do que um bife ou um peixe à posta. Adicionalmente, a quantidade de gordura empregue na sua confeção é bastante mais diminuta. As sobras de carne, peixe e hortaliças prestam-se a fazer fantásticos empadões, recheios de tartes ou sopas. O pão duro pode transformar-se numa saborosa torrada e um resto de arroz branco, ao qual de adicione leite, casca de limão, adoçante e canela, converter-se num delicioso arroz-doce. Bom apetite!
Comentários ( 4 ) recentes
- Sophia
15-06-2014 às 18:19:41Isso vai depender da região que a pessoa está vivendo. As frutas, por exemplo, são mais baratas no sul do Brasil, já no norte são muito caras. O melhor é balancear mesmo os alimentos, sempre que possível.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Daniela Vicente
16-09-2012 às 19:04:03sabe a validade dos seus alimentos: uma caixa de cereais aberta tem uma validade de 60 dias. a única desvantagem é que ficam moles. pode colocar no forno se não gostar deles moles. a maionese tem uma validade de 60 dias. deduzimos que não dura muito tempo, mas no frigorífico aguenta-se. se cheirar mal é um sinal que está estragado. uma boa dica é colocar a data na embalagem de quando abriu.
¬ Responder - Daniela Vicente
16-09-2012 às 19:02:38sabe a validade dos seus alimentos: uma caixa de cereais aberta tem uma validade de 60 dias. a única desvantagem é que ficam moles. pode colocar no forno se não gostar deles moles. a maionese tem uma validade de 60 dias. deduzimos que não dura muito tempo, mas no frigorífico aguenta-se. se cheirar mal é um sinal que está estragado. uma boa dica é colocar a data na embalagem de quando abriu.
¬ Responder - ronilson
05-08-2011 às 20:37:44gostei
¬ Responder