Alimentos saudáveis X Produção de alimentos
As plantas têm a importante função de purificar o organismo expelindo as toxinas, neutralizar a acidez do sangue, suprir a falta de certos elementos nutritivos, estimular a ação de certos órgãos, normalizar o funcionamento de outros, etc.
A saúde é antes de tudo, uma questão de sangue limpo. Não havendo impurezas no organismo, os micróbios não têm ação. E para que o organismo seja mantido limpo, não devemos introduzir nele venenos, ou outras impurezas, porque o efeito seria contrário.
A alimentação se dá em função do consumo de alimentos e não de nutrientes. Os alimentos possuem cor, forma, textura, sabor e são fontes de prazer. Trazem consigo a cultura de quem os produz.
É necessário estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis, aqueles que trazem benefícios à saúde de quem os consomem.
Segundo a ONU no ano de 2050 teremos 9 bilhões de habitantes no mundo, e pelo menos 1bilhão de pessoas passarão fome.
Como dizia o poeta brasileiro Josué de Castro: “O agricultor tem capacidade de produzir os alimentos necessários para a expansão da população”, para isso é preciso o uso de tecnologias eficientes, que permitiam intensificar a produção. Essa intensificação deve estar na mesma proporção em que se protege o meio ambiente, não adianta produzir sem pensar em preservação.
O consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com a maneira que os alimentos são produzidos, de forma que a produção atenda suas exigências e prejudique cada vez menos o meio ambiente.
Por fim, conseguimos produzir alimentos em abundância, com qualidade atendendo aos gostos do consumidor e a demanda da expansão da população.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Manuel Nobrega
23-11-2009 às 13:29:19Concordo com o artigo, esta optimo! A mídia está a colocar que saúde é igual a alimentos industriais e na verdade não é isso.
¬ Responder