Acrescentando Azeite A Uma Dieta Saudável
O óleo provindo da azeitona pode ser classificado da seguinte forma: extra-virgem: obtido apenas da primeira prensagem das azeitonas, tem teor ácido de até 1%; recomendado em pratos frios, como saladas, pães e receitas em geral que não vão ao forno. Virgem: obtido das segundas e terceiras prensagens; teor ácido de até 2% e indicado para ser levado ao fogo. Refinado: obtido das prensagens seguintes, ou de azeitonas que não se encaixavam nos padrões anteriores; pode ser utilizado em frituras. Por fim há o azeite puro, que consiste na fusão dos azeites refinado e virgem.
Eis uma dica para conservar o sabor e aroma do azeite usado no fogo: misturar o azeite frio ao produto a ser fritado/grelhado. Desta forma, as características culinárias irão permanecer, tornando o prato mais gostoso e rico.
Aproveitando o viés, os fãs do sabor e aroma peculiares do azeite devem ficar atentos, pois os óleos obtidos nas primeiras prensagens conservam melhor tais características. Os demais azeites podem ser encontrados em preços menores, e cada um deles pode ser aproveitado de maneira específica.
O título de ouro líquido resume toda o conjunto de benefícios que o azeite de oliva tem a oferecer. Um produto de grande valor, que pode ser acrescentado aos pratos do diários sem medo.