Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A Melancia

A Melancia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A Melancia

A melancia é um fruto muito apetecido, que chama a atenção pela sua cor, o seu aspeto apetecido e doce. A melancia é uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto.

Característica por uma erva trepadeira e rastejada originária do continente Africano.
Este fruto é cultivado no Brasil ou por vezes aparece espontaneamente em várias regiões deste país, mais propriamente em terrenos secas e de terreno arenoso.

Como já referi este fruto e originário de África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês, no tempo da escravidão.

A melancia é caracterizada pela sua forma arredondada e alongada, de polpa vermelha, muito doce e suculenta, chamando assim a atenção aos mais “gulosos”, com 90% de teor de água, e um diâmetro variado entre 25 a 140cm, já a sua casca verde, com estrias rasgadas apresentáveis.

A melancia para além do alto teor de água, tem açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Os alérgicos também sofrem com este fruto, devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que padeçam de artrite reumatoide ou de uma doença genética chamada citrulinemia. Poderá ocorrer uma série de problemas gástricos e diuréticos, causando a hipertensão aguda, chamada fase de feijão.

A melancia é diurética, faz emagrecer ao contrário do que muita gente pensa, e diminui o risco de cancro, sendo benéfico á saúde.

Voltando a falar de este fruto ser diurético, e muita gente pergunta porquê, então a resposta está na polpa, contém 90% de água, fazendo com que diminui o ácido úrico melhorando o funcionamento dos rins, o que nos dá mais vontade de “despejar” a urina. A composição da melancia ajuda efetivamente a hidratar o corpo, nomeadamente quando a ser humano exerce atividades físicas ou em dias muito quentes.

Em relação às calorias, á quem pense que a melancia é rica em calorias, mas na realidade não é bem assim, uma fatia de melancia tem apenas calorias.

A melancia também é rica em fibras, garantindo assim o bom funcionamento dos intestinos, dando a sensação de saciedade, deixando a vontade contínua de comer mais um pouco desta fruta docinha.


André Belacorça

Título: A Melancia

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - A Melancia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios