Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A História E As Estórias Do Alho

A História E As Estórias Do Alho

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A História E As Estórias Do Alho

O alho é uma planta perene com cerca de 60 centímetros que carrega consigo várias estórias e mitos, ou melhor, carrega consigo a História. Quem nunca ouviu falar, na literatura ou no cinema, que alho afasta os vampiros? É uma lenda muito popular. Vêm da Europa de Leste que encara o alho como um alimento que afasta as coisas más, esotericamente falando. Aliás, existe um tipo de alho chamado Transylvanian, ligado a outra lenda, a do conde Drácula, que morava na Transilvânia. Como esta há outras. Por exemplo, na Odisseia, de Homero, o famoso Ulisses, que realizou os doze trabalhos, usa um capacete feito de alho, para afastar uma feiticeira.

Deixemos as lendas e retomemos à História. Pensa-se que o alho terá vindo do continente asiático, porém, a arte, como uma fonte de saber, leva-nos ao Egito. Este alimento foi pintado em sarcófagos egípcios muito antes da vinda de Cristo.

Tutankamon o possuidor do único túmulo egípcio que não foi assaltado devido à falta de opulência que tinha. Foi um faraó que morreu muito precocemente e, por tudo isto, sabemos que foi enterrado bocados de alho. Na Grécia e Roma, o alho também tinha uma função de repelente, mas para escorpiões. Na Idade Média era usado para afastar os mosquitos, que devido à falta de higiene, abundavam de forma extrema. Chegou ao Brasil através das caravelas portuguesas na Idade Moderna.

Contudo, também foi desprezado, nomeadamente, na Inglaterra, por causa do hálito. A razão fulcral por o alho não ter tido um papel mais presente na história da comida, e não só como repelente, foi a falta de adesão das classes altas, com receio do hálito intragável, que permanecia. Ainda mais se a questão da higiene era muito questionável. Segundo Louis Pasteur, o alho é muito bom para eliminar as bactérias. Pode eliminar até 23 bactérias, como a receada salmonela. O alho não completaria a História se não tivesse entrado na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40. Na falta de penicilina, as tropas recorriam as soluções feitas de alho.

Hoje em dia o alho faz parte da alimentação de muitos indivíduos, que cada vez mais se apercebem das suas propriedades medicinais.


Daniela Vicente

Título: A História E As Estórias Do Alho

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

655 

Comentários - A História E As Estórias Do Alho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios