Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Á descoberta da horta

Á descoberta da horta

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 4
Á descoberta da horta

Uma das minhas “loucuras” da vida foi comprar um Monte Alentejano. Ir para, como diz a minha mãe, nenhures, algures perdida no fim do mundo.

Nesta minha aventura, descobri o enorme prazer que é poder colher na hora, os vegetais para preparar uma bela e saborosa salada.

Descobri o verdadeiro sabor dos alimentos. De tal forma que já não me apanham a comprar, por exemplo, tomates num qualquer estabelecimento. Se não tenho na horta, simplesmente não como.

Muitos dos leitores não sabem a alegria de sair da cozinha, ir ali ao lado, como quem vai ao frigorífico, e apanhar legumes, ervas aromáticas, cebolas ou alhos, batatas e outros produtos e utilizar imediatamente.

Para além do prazer de ver crescer as plantas, sabe-se o que se come e no meu caso, sei que são produtos biológicos em que, até o adubo provem das bestas que pastam logo ali ao lado.
Adoro mexer na terra, nas plantas, semear, ver rebentar, transplantar se for caso disso, regar, vigiar, chegar a certa altura e ter noção de como cresceu, como aquela sementinha se transformou, e no fim colher o “trofeu”. Poder admirar e saborear.

Todos devíamos ter hipótese de ter uma horta. É uma experiencia fantástica que aconselho vivamente a quem possa faze-la.

Quando se quer e com um pouco de imaginação, dá para ter uma horta quase em qualquer lado. Pode ser num terraço, numa varanda ou até dentro de casa. Pode-se ter uma horta mais completa ou uma muito simples. Hortas horizontais, que são as mais tradicionais ou verticais, que aproveitam mais o espaço.

Em canteiros, vasos e até com garrafas pet, tubos, calhas e muitos outros materiais. Basta deixar a imaginação fluir e se não chegar, é só dar uma volta pela net. Lá encontra-se de tudo, é só procurar.

Uma coisa vos digo, sou tripeira e com muito orgulho, nascida e criada na leal e invita cidade do Porto, mas não me peçam para voltar a viver numa cidade, vila ou até aldeia. Preciso de espaço. Já não sei viver em apartamentos. Já não sei o que fazer dentro de uma casa, fico logo stressada. A vida do campo é bem melhor, mais saudável mas também mas trabalhosa. Aqui não falta que fazer.

Experimentem fazer uma horta! Boa sorte!


Isabel Trigo

Título: Á descoberta da horta

Autor: Isabel Trigo (todos os textos)

Visitas: 2

633 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoToZe

    09-04-2015 às 16:42:36

    Bom texto.
    :)
    Folgo que a horta esteja verdinha.
    Boas sopas à moda de Vila Real...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 20:50:13

    A horta é muito boa quando bem cuidada em casa e se torna algo essencial para cultivar, inclusive, certos alimentos. Aprecio muito a horta e desejo tê-la em minha casa, com toda a certeza!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTiago

    29-06-2012 às 20:44:57

    Adorei seu texto, galera... Obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna

    28-06-2012 às 10:15:53

    Grande ideia que me deu...
    Estava cansada de não ter nada de interessante para fazer... Vou começar a minha horta e assim ainda pouco alguma coisa em legumes...

    ¬ Responder

Comentários - Á descoberta da horta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios