A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O
Relativamente ao aumento e à perda de peso, os conselhos dados para as pessoas do tipo de sangue O, são os seguintes:
Para haver uma perda de peso, deve haver uma restrição no consumo de grãos, pães, legumes e feijões (incluem-se também as lentilhas e todos os tipos de feijão). Deverá também procurar-se alimentos à base de trigo, sem presença de glúten.
Outro problema que surge com as pessoas deste tipo de sangue, é a maior tendência que apresentam para terem níveis baixos da hormona tiroideia (hipotiroidismo). Os sintomas do hipotiroidismo são a retenção de líquidos, perda muscular, fadiga e aumento de peso. Deste modo, os frutos do mar, ricos em iodo, são bons para regular a função da tiróide.
O organismo das pessoas de tipo de sangue O, não se adaptam aos produtos lácteos.
Todos os alimentos que contenham proteína animal são adequados para este grupo sanguíneo, de modo que todos os tipos de carnes e frutos do mar podem ser digeridos por estas pessoas. Deve é haver um equilíbrio entre o consumo de proteínas e vitaminas, resultantes das frutas e de certas verduras, para que não ocorra uma superacidificação no estômago, causado pelo excesso de proteínas animais, o que pode causar ulceras e irritação da mucosa estomacal.
Os ovos, podem ser comidos à vontade, bem como os óleos de oliveira e de linhaça, pois ajudam o coração, as artérias, e a reduzir o colesterol.
As frutas secas e as sementes, devem ser evitadas, se se pretende emagrecer. E as frutas secas, podem causar problemas digestivos, de modo que devem ser bem mastigadas, ou comidas em forma de pastas.
Os cereais de trigo integral possuem lecitinas que reagem contra este grupo sanguíneo, dificultando a actividade do sistema digestivo, de modo que devem ser evitados.
Pães e bolos à base de trigo também devem ser evitados, sendo que as massas feitas de trigo sarraceno, raiz de girassol ou farinha de arroz, se tornam as melhores opções para este grupo.
Algumas verduras como a couve, a couve Bruxelas, couve flor e mostarda, inibem a função da tiróide, sendo que as verduras ricas em vitamina k se tornam as mais benéficas: falamos de espinafres, alface roxa, brócolos e couve galega. Esta vitamina ajuda na coagulação do sangue, já que pessoas deste grupo apresentam factores de coagulação diminuídos.
As ameixas secas e frescas e os figos são muito benéficos porque as frutas de cor vermelha escura, azul e roxa provocam acção alcalina em vez de ácida no aparelho digestivo. Como este tipo de sangue tem muita acidez, precisa equilibrar essa acidez com produtos alcalinos. O melão, por exemplo, apesar de ser alcalino, contem fungos aos quais o tipo de sangue O é muito sensível. Os sumos de verduras também são mais indicados do que sumos de frutos, devido à sua alcalinidade. É de evitar sumos ricos em açúcar, com os de maçã ou sidra. O sumo de abacaxi é eficaz para evitar a retenção de líquidos e consequente aumento de peso.
Temperos à base de algas marinhas são bons, por serem ricos em iodo. A salsa é um calmante e a pimenta branca é irritante para o estômago. Adoçantes como mel, o chocolate e o açúcar não são prejudiciais, mas devem ser consumidos com moderação.
Deve consumir-se molhos com pouca gordura, e evitar o ketchup e os pickles, pois têm grande quantidade de vinagre, pois o vinagre irrita severamente a mucosa do estômago.
Os chás são bons para este grupo, pois aumentam as defesas contra as deficiências naturais, acalmando os sistemas digestivo e imunológico.
O café também deve ser evitado pois aumenta os níveis de acidez no estômago. O chá verde é a melhor alternativa para substituir o café.
Para finalizar, este grupo sanguíneo sofre com o stress, por isso é aconselhável a prática de exercícios regulares, que ajudam na boa disposição, no alivio das tensões musculares, no equilíbrio emocional, no aumento da auto estima, e no controle do peso.