Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O

A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O

Categoria: Alimentação
A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O

De acordo com o Centro de Terapias Naturais, “curar”, da Dra Teresa Baptista, especialista em medicina Chinesa, a nutrição deve ser planeada de acordo com o tipo de sangue. Diz a medicina chinesa que o tipo o é o tipo de sangue mais antigo e mais básico, sendo o sobrevivente de topo da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico, capaz de destruir qualquer um, amigo ou inimigo. Pessoas deste tipo de sangue, dão-se bem com o exercício físico intenso e com a proteína animal.


Relativamente ao aumento e à perda de peso, os conselhos dados para as pessoas do tipo de sangue O, são os seguintes:
Para haver uma perda de peso, deve haver uma restrição no consumo de grãos, pães, legumes e feijões (incluem-se também as lentilhas e todos os tipos de feijão). Deverá também procurar-se alimentos à base de trigo, sem presença de glúten.
Outro problema que surge com as pessoas deste tipo de sangue, é a maior tendência que apresentam para terem níveis baixos da hormona tiroideia (hipotiroidismo). Os sintomas do hipotiroidismo são a retenção de líquidos, perda muscular, fadiga e aumento de peso. Deste modo, os frutos do mar, ricos em iodo, são bons para regular a função da tiróide.


O organismo das pessoas de tipo de sangue O, não se adaptam aos produtos lácteos.
Todos os alimentos que contenham proteína animal são adequados para este grupo sanguíneo, de modo que todos os tipos de carnes e frutos do mar podem ser digeridos por estas pessoas. Deve é haver um equilíbrio entre o consumo de proteínas e vitaminas, resultantes das frutas e de certas verduras, para que não ocorra uma superacidificação no estômago, causado pelo excesso de proteínas animais, o que pode causar ulceras e irritação da mucosa estomacal.
Os ovos, podem ser comidos à vontade, bem como os óleos de oliveira e de linhaça, pois ajudam o coração, as artérias, e a reduzir o colesterol.


As frutas secas e as sementes, devem ser evitadas, se se pretende emagrecer. E as frutas secas, podem causar problemas digestivos, de modo que devem ser bem mastigadas, ou comidas em forma de pastas.
Os cereais de trigo integral possuem lecitinas que reagem contra este grupo sanguíneo, dificultando a actividade do sistema digestivo, de modo que devem ser evitados.
Pães e bolos à base de trigo também devem ser evitados, sendo que as massas feitas de trigo sarraceno, raiz de girassol ou farinha de arroz, se tornam as melhores opções para este grupo.
Algumas verduras como a couve, a couve Bruxelas, couve flor e mostarda, inibem a função da tiróide, sendo que as verduras ricas em vitamina k se tornam as mais benéficas: falamos de espinafres, alface roxa, brócolos e couve galega. Esta vitamina ajuda na coagulação do sangue, já que pessoas deste grupo apresentam factores de coagulação diminuídos.


As ameixas secas e frescas e os figos são muito benéficos porque as frutas de cor vermelha escura, azul e roxa provocam acção alcalina em vez de ácida no aparelho digestivo. Como este tipo de sangue tem muita acidez, precisa equilibrar essa acidez com produtos alcalinos. O melão, por exemplo, apesar de ser alcalino, contem fungos aos quais o tipo de sangue O é muito sensível. Os sumos de verduras também são mais indicados do que sumos de frutos, devido à sua alcalinidade. É de evitar sumos ricos em açúcar, com os de maçã ou sidra. O sumo de abacaxi é eficaz para evitar a retenção de líquidos e consequente aumento de peso.
Temperos à base de algas marinhas são bons, por serem ricos em iodo. A salsa é um calmante e a pimenta branca é irritante para o estômago. Adoçantes como mel, o chocolate e o açúcar não são prejudiciais, mas devem ser consumidos com moderação.
Deve consumir-se molhos com pouca gordura, e evitar o ketchup e os pickles, pois têm grande quantidade de vinagre, pois o vinagre irrita severamente a mucosa do estômago.


Os chás são bons para este grupo, pois aumentam as defesas contra as deficiências naturais, acalmando os sistemas digestivo e imunológico.
O café também deve ser evitado pois aumenta os níveis de acidez no estômago. O chá verde é a melhor alternativa para substituir o café.
Para finalizar, este grupo sanguíneo sofre com o stress, por isso é aconselhável a prática de exercícios regulares, que ajudam na boa disposição, no alivio das tensões musculares, no equilíbrio emocional, no aumento da auto estima, e no controle do peso.


Liliana Félix Leite

Título: A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O

Autor: Liliana Félix Leite (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - A alimentação segundo o tipo de sangue – o caso do tipo O

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios